segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Touradas " crueldades na tradição espanhola"

A Espanha é um país que possui uma cultura muito rica. A dança flamenca , a paella e Dom Quixote são alguns exemplos do legado cultural que a Espanha nos trouxe. No entanto, o que vamos conhecer aqui é a tradição mais polêmica de toda a cultura espanhola: a Tourada (ou Corrida de Toros, como é conhecida daEspanha).
Apesar de hoje a tourada ser uma atividade tipicamente espanhola, ela também é praticada em países como o México e a Colômbia, além de outros de colonização espanhola e em Portugal. No entanto, desde o governo do Marquês de Pombal, no século XVIII, em Portugal as touradas nas quais os touros são abatidos são proibidas, ao contrário do que ocorre na Espanha onde o objetivo da tourada é justamente ver a morte do touro ao final do duelo com seu matador.
A imagem ao lado é:
"Uma típica Plaza de Toros, na Espanha, local onde se realizam as touradas"


A tourada de nossos tempos segue todo um ritual bastante interessante. Primeiro temos a entrada do touro na arena, onde o toureiro (também conhecido como “matador”) o aguarda com o capote e inicia o duelo com o touro. Nesse momento entra em cena o Picador, homem montado em um cavalo protegido por uma manta de tecido e couro - para que não seja atingido pelos chifres do touro - portando uma lança. O Picador dá vários golpes com a lança no dorso do touro, esses golpes têm a função de debilitar o animal, além de provocar dor, o que o deixa mais nervoso e proporciona um espetáculo mais bonito.
Imagem ao  lado:   "tela do pintor frances Edouard Manet que retrata uma tourada".
O segundo passo é a entrada dos Banderilleros que são homens que ficam uma espécie de arpão colorido nos touros. Essas banderillas assim como os golpes do Picador, têm a função de debilitar e enfurecer o animal, além de serem uma espécie de “decoração” do espetáculo, deixando-o visualmente mais atraente.

Depois de todo esse ritual, ocorre o momento mais esperado da tourada, quando o toureiro, portando a muleta no lugar do capote, inicia o duelo com o touro, instigando-o a fazer uma série de manobras para depois matá-lo com um golpe certeiro de espada.

Deste modo termina a tourada. Vale lembrar que a prova é assistida por um presidente, homem que ao final do duelo decide se o toureiro fez um bom espetáculo e se ele merece ganhar os “troféus” da disputa, que são as orelhas e a cauda do touro.

Nesse texto, podemos observar que a tourada, ao mesmo tempo em que é um evento típico da cultura espanhola, com séculos de tradição e formado por uma série de rituais bastante elaborados, é um espetáculo de dor e sofrimento para o touro, no qual antes de ser morto diante de uma plateia, recebe vários ferimentos, o que lhe causa grande estresse físico e mental. É justamente por isso que existem em todo o mundo grupos que lutam pelo fim das touradas, alegando que não se pode continuar com uma tradição cruel como essa.

Os defensores das touradas alegam que além de ser um dos traços mais marcantes da cultura espanhola, a tourada não significa apenas sofrimento para o touro, pois na arena é dada ao touro a chance de vencer seumatador e sair vivo, ao passo que em um frigorífico ele é morto sem ter uma chance de sobreviver. Bem, agora você conhece um pouco mais essa tradição espanhola e pode desenvolver melhor sua opinião a respeito.
 obs:  Eu sou totalmente contra agressão fisica aos animais, portanto "terminantemente" contra as " touradas", esse é um assunto que na minha opnião é um espetáculo sangrento para os animais e degradante para quem assiste, eu como as 'Igrejas Católicas e Cristãs,sou totalmente contra, quanto as outras religiões?- respondo:"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais".
by:/PatyBarreto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário