segunda-feira, 14 de junho de 2010

Até quando chorar resolve,prejudica,faz bem...



Chorar é permitir a intensificação de uma emoção. Sua função é despertar compaixão, compreensão e proteção. Aquele que costuma reprimir o choro perde a oportunidade de criar intimidade com a sua própria emoção. Ser testemunha de si mesmo gera confiança e autoconhecimento. Uma vez que expressamos nossos sentimentos, descobrimos que não só somos capazes de suportá-los, como também que podemos nos desapegar deles quando nos damos por satisfeitos. Quem já não se disse com firmeza: Agora chega de chorar.
Você sabia que : A repressão das emoções é extremamente nociva para o organismo, ao tentar segurar o choro, contraímos toda a musculatura, comprimimos os vasos sanguíneos, o estômago, o intestino, nos causando assim muito mal? E que existem pessoas que fazem terapia pra repreender a chorar, e que a maioria são homens, pois é, se bem que eu já sabia que nós mulheres somos mais bobonas .. rs', o que eu não sabia mesmo é que certos psicólogos rotulam e diferenciam o choro entre choro frio e quente, olha a diferença:
choro quente, por ser livre da autocrítica, faz derreter o coração frio, congelado pela dor. Ele não é depressivo e pesado. Ele nos torna pessoas mais meigas, pois nos ajuda a dissolver as mágoas e a relaxar à medida que nos sentimos sintonizados com as nossas emoções.
choro frio é mental e muitas vezes está contaminado pelo sentimento de termos sido injustiçados. Seu objetivo é expressar a sensação de sermos vítimas, por isso é queixoso e lamuriante. Esse tipo de choro tende a entorpecer o sentimento, ao invés de nos permitir entrar em contato com ele. Enquanto choramos, arquitetamos uma vingança contra a injustiça da qual acreditamos ter sido vítimas. Assim, ele não nos traz alívio, ao contrário, nos deixa cada vez mais tensos. Ele surge como uma expressão vazia que aumenta a sensação de distanciamento de si e dos outros.
Uma psicóloga disse que : Não adianta esperar que a dor passe com o tempo. O tempo atenua a dor, mas não a cura. Pois, a dor em si não purifica o sofrimento. Apenas a consciência do sofrimento é capaz de transformá-lo. Sofrer sem sabedoria é acumular mais confusão e dor.
Eu acho que: O corpo relaxado pensa melhor e ao chorar, nos aproximamos da nossa dor e captamos melhor a mensagem que ela tem a nos passar.
by:
/PatyBarreto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário